Noções de empregabilidade
- AdmLucas
- 17 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
A empregabilidade tem conceito simples que estão ligados as qualidades pessoais e profissionais de um indivíduo que são interessantes para o mercado de trabalho, o seu diferencial deve ser destacado no mercado de trabalho, diante da concorrência que estão em busca de uma vaga de trabalho.
A empregabilidade vem sendo diretamente associada à questão da qualificação profissional, sendo esta representada por um conjunto de atributos que incluem aspectos relativos à educação formal, à capacidade de aprender permanentemente de empreender, além de um conjunto de atitudes como iniciativa, autonomia e versatilidade. Estes atributos garantiriam aos trabalhadores a decantada empregabilidade, isto é, a capacidade de permanecer no mercado de trabalho (LEMOS, et al, p.4, 2003).
Agora temos a noção que esta empregado não esta somente ligado ao texto do autor Lemos, com a atual crise que estamos passando, está empregado é questão de prestigio sempre devemos esta preparado e se preparando a todo momento com cursos que garantam um diferencial diante de outros profissionais que estão em busca de emprego, o networking a sua rede de contatos ajuda muito a se empregar, infelizmente no Brasil o famoso ''Q.I" é excelente para garantir um emprego o famoso "quem indica", mas sendo um profissional adequando conseguirá um emprego em algum momento na empresa certa sem precisa do ''Q.I".

Costumo dizer que as pessoas são como copos descartáveis, usamos e usamos e depois descartamos, mas a sempre outro a espera para ser usado e quando não tem mais utilidade naquele meio acaba sendo descartado, não podermos dizer que é sempre isso, mas é um fato verdadeiro ser for pensado.
A Teoria do Capital Humano
A teoria surgiu na década de 1950 pelos estudos do professor Theodore W.Schultz e em 1993 foi desenvolvido e popularizado por Gary S. Becker, eles trataram de diferentes tipos de capital, os gastos com escolar, cursos, palestras e médicos, são capitais que melhoram a saúde e o rendimento do indivíduo.
A diferença na educação do indivíduo na teoria do capital humano é predominate responsável pelo diferentes distinções de salários e trabalhos, a educação passa a ser um valor econômico a educação valoriza o trabalhador tornando o educado, aumentando o seu estoque de capital humano, valorizando a si próprio, o capital humano ser tornou um fator de produção.
Comments