Investidor Anjo
- AdmLucas
- 6 de fev. de 2018
- 1 min de leitura
Um investidor anjo ou ''Business Angel" são pessoas físicas que investem com os seus próprios recursos financeiros em negócios que estejam iniciando, o investidor anjo não somente contribuir financeiramente, mais também agregar conhecimento, experiência e bons relacionamentos.
Os investidores anjo são um dos mais antigos e a maior fonte de recursos financeiros para as empresas em fases iniciais de funcionamento (BOTELHO, et al, 2006).
De acordo com Silveira e Frick (2007), é possível identificar três tipos de investidor anjo conforme privilegiem a experiência profissional,o rendimento financeiro ou o empreendedorismo. O primeiro funciona como um consultor, orientando os empreendedores de acordo com sua vivência profissional. O segundo focaliza suas atividades no aumento do rendimento financeiro da empresa, através de políticas de valorização. O terceiro atua como empreendedor, do lado dos demais sócios.
Conforme Dornelas, et al, (2008) o investidor anjo tem as suas vantagens e desvantagens que serão vistas abaixo:
Vantagens: Agregar valor; exige menos venture capital no processo de avaliação; tem preferência em start - ups; investir em diversos setores e possuir um bom networking.
Desvantagens: Investimento razoável; pode ser transformar em inimigo; no Brasil ainda não a uma regulamentação forte no controle de investimentos.

O objetivo do investidor anjo é aplicar seus recursos em negócios que realmente dão retorno financeiro alto, obtendo uma parte significativa do negócio, ele atuará como um conselheiro para o empreendedor. No Brasil ainda está com dificuldades na prática de estimular e proteger os investidores anjos, devido não ter uma regulamentação para isso, os investidores anjo são ideais para o sucesso de empresas.
Comments