A Filosofia Política
- AdmLucas
- 18 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
A política vem do grego polis (cidade - estado), serve para designar, desde a antiguidade o campo da atividade humana que se refere à cidade, ao estado e o interesse público.
Uma das obras de Aristóteles intitulada política considera um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte e a ciência de governar a pólis. Para Aristóteles, a continuação da ética é a política.
O filosofo e jurista Norberto Bobbio tem como conceito de política esta estreitamente ligada ao poder.
Há duas ações da política a ação da política pública e a ação da política particular, mais se observamos ao nosso redor principalmente neste ano de eleições a política particular é o que mais esta prevalecendo em nosso meio, somente em anos de eleições aparece a ação política de interesse público.
Identifiquemos dois tipos básicos de ação política:
A Ação política público que caracteriza pelo uso de poder social com a finalidade de alcançar o bem comum da maioria do povo.
A ação política de interesse particular que se caracteriza pelo uso do poder social em benefício de pessoas ou grupos privilegiados, desprezando - se o bem comum.
E O QUE SIGNIFICA O BEM COMUM?
São conjuntos concretos que permite aos membros de uma sociedade alcançar um padrão civilizado, comportável com a dignidade da pessoa humana. Infelizmente todos estão sujeitos a sofrer com diversas dificuldades em sua vida financeira e etc.
A política esta diretamente ligada a ética que Segundo o Dicionário Aurélio a ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
Como são muitos os governantes eles tem o juízo de realizar coisas boas e até ruins referente a conduta humana. Na democracia que é uma palavra de origem grega que significa poder do povo (demo, ''povo"; cracia, ''poder").
A vigência do estado de direito: no poder político que é exercido dentro de limites traçado pela lei é aparentemente imposta a todos. A lei domina o estado e também a sociedade. O cidadão respeita o estado e o estado respeita os direitos de cada cidadão como a liberdade de pensamento e a impressa.
O Estado que esta descrito acima é segundo Weber que podemos dizer que o Estado é a instituição política que dirigida por um governo soberano, detém o monopólio do uso da força física e determina o território subordinando a sociedade que nela vive.

Comments